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Omge: a crise vai favorecer a escolha de novas estratégias empreendedoras

A situação de crise que tivemos de enfrentar levou-nos a refletir sobre muitas “certezas” que julgávamos imutáveis, incluindo a forma de trabalhar e de fazer empreendedorismo. A emergência do Covid-19 obrigou-nos a mudar e a ter uma visão geral mais aberta, a apostar na digitalização e nas novas metodologias de comunicação, a investir em formas alternativas de negócio: é em resumo o que emerge das interessantes considerações de Luca Eustacchioni, CEO da Omge, líder de mercado na produção de guias de gavetas e sistemas de correr para portas e móveis.

Novas oportunidades podem surgir de uma situação de crise. Haverá mudanças na realidade do seu negócio e, em caso afirmativo, quais?


“O fato de a causa ser de natureza sanitária fez com que essa crise se manifestasse de forma totalmente imprevisível, pegando quase todos os empresários, sejam médios, pequenos ou grandes, absolutamente despreparados. Pensar que muitos CEOs no passado conseguiram incluir esse tipo de risco na análise de gerenciamento de risco é, na verdade, bastante difícil. Como todos os períodos de crise profunda, isso também levará ao fim dos ensinamentos que todo administrador poderá levar em conta. Além dos aspectos relacionados ao controle de fluxo de caixa, créditos, formas de pagamento e melhor distribuição de custos que a crise obviamente ensinará a fortalecer, pensemos, por exemplo, na importância que o conceito de "smartworking", tão distante do mentalidade bastante tradicionalista do empreendedorismo italiano, poderia ter no futuro. Estruturas mais enxutas, melhor gestão de procurações, tanto na fase de concessão como na de recebimento, maior responsabilidade dos intérpretes são apenas algumas das vantagens que podem derivar desta situação. Obviamente, na manufatura, o conceito dificilmente é aplicável, exceto para tarefas administrativo-comercial, mas a visão geral mais aberta que a situação atual obriga os empresários italianos a adotar será uma vantagem para o futuro.
Em nosso caso específico, tudo será acompanhado pela aquisição de mais habilidades no mundo digital que permitirão aos operadores superar a falta de contato físico entre empresa e cliente que as medidas de saúde impedem de ter. As grandes mudanças que tentaremos fazer à nossa realidade irão, portanto, nesta direção, digitalização e novos métodos de comunicação. Acredito que um retorno total ao "como era antes" nunca acontecerá, exceto em tempos muito longos e de maneiras que não serão as mesmas; também acredito que o mundo dos negócios se adaptará.  O exemplo mais clássico é o do ensino escolar que conseguiu transformar em pouco tempo as salas de aula em teleconferências. O possível prolongamento desta situação no tempo colocará em pesado argumento também a validade das feiras de campo e é, portanto, importante investir em formas alternativas de negócios e comunicação".


Nesse período a importância da web surgiu com maior força. Você planeja usar esses meios mais mesmo após a emergência?

“Eu diria que na resposta anterior já respondi implicitamente também a esta segunda pergunta. Há algum tempo, iniciamos um processo de atualização das ferramentas web, justamente antecipando a necessidade absoluta de desenvolver seu uso. Estamos a reestruturar o nosso website para podermos primeiro vislumbrar a possibilidade de fazer negócio B2B e depois, numa fase posterior, avaliar também a entrada no negócio B2C, o que obviamente também terá de passar por uma reestruturação interna para permitir a sua implementação. Qualquer ferramenta de marketing digital deve necessariamente funcionar como alternativa à diminuição da eficácia das ferramentas tradicionais e à impossibilidade, pelo menos de momento, de ter uma presença direta nos mercados. Então, para responder à sua pergunta, eu diria que mais do que pensar ou não usar os meios digitais mais todos seremos obrigados a fazê-lo para não perder visibilidade”.

 
Para além da qualidade dos produtos e da inovação tecnológica, que outros elementos pretende apostar para melhorar a sua imagem no mercado nacional e externo (qualidade do trabalho, sustentabilidade, ambiente, solidariedade)?

“Eu diria que a palavra “sustentabilidade” engloba tudo o que contribui para a manutenção desta característica nos processos empresariais, começando pela sustentabilidade financeira que é o mais importante para as empresas e chegando à sustentabilidade no que diz respeito à qualidade do trabalho, ao ambiente, etc. .Para além dos dois meses em que pudemos trabalhar muito pouco, o que mais me preocupa é a redução da procura nos mercados que vai caracterizar os próximos meses e, portanto, a sustentabilidade financeira é a primeira coisa a ter em atenção para evitar graves problemas se transformem em irremediáveis. Qualidade do trabalho, meio ambiente, atenção aos funcionários e mão de obra são aspectos éticos que contribuem para a sustentabilidade da empresa. Além dos produtos, qualidade, tecnologia que obviamente são a base, acredito que a melhor imagem que uma empresa pode dar é provar-se sólida e presente. O que temos que fazer é manter viva essa convicção nos clientes e temos que fazê-lo através de uma comunicação moderna, integrando aspectos relacionados ao produto e inovação com outros aspectos mais relacionados à vida da empresa.

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